Notícias curtas de interesse do consumidor
Microcamp – Novamente na mídia
O Ministério Público Federal está estudando a possibilidade de ajuizar uma ação civil pública contra a rede de escolas Microcamp, para que mude a maneira de oferecer seus cursos.
Água – Um direito humano
Após 15 anos de debate, a assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adotou, em 28 de julho, uma resolução apresentada pela Bolívia que reconhece que a água potável, limpa e de qualidade é um direito humano, assim como instalações sanitárias adequadas.
Alimentos orgânicos – Pesquisa com os consumidores, participem!
Você é apreciador de alimentos orgânicos? Então participe da pesquisa de mercado realizada pelas empresas Organic Services e Vitalfood com o objetivo de conhecer a percepção e as atitudes dos consumidores deste tipo de alimento. Os dados ajudarão os empresários a investirem com mais segurança no setor. Acesse: www.pesquisaorganicos.com.br/pesquisa/index.asp.
Saneamento básico – Lixões são a primeira opção para o descarte de resíduos no Brasil
De acordo com pesquisa do IBGE, metade dos municípios brasileiros ainda encaminha os resíduos sólidos para lixões a céu aberto. Apenas 27,7% dão destinação correta (os aterros sanitários). Em alguns locais a situação é bastante grave. Piauí, Maranhão e Alagoas, por exemplo, destinam mais de 95% dos resíduos aos lixões. Santa Catarina foi o estado que obteve melhores resultados na coleta - 87,2% do lixo vão para aterros sanitários controlados.
Comércio eletrônico – Direitos assegurados
Considerando o crescente número de reclamações referentes a compras virtuais, o Ministério da Justiça lançou, em 20 de agosto, diretrizes para proteger o consumidor nas compras online. O documento pretende reafirmar direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor. Para vê-lo na íntegra, acesse http://portal.mj.gov.br.
Tatuagens e piercings – Profissionais cadastrados na prefeitura de São Paulo
Adeptos de tatuagens e piercings em breve poderão contar com regras que coibirão práticas irregulares e preservarão a saúde dos consumidores. Se um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de São Paulo for aprovado, tatuadores e aplicadores de piercing serão obrigados a se cadastrar na prefeitura e a seguir uma série de normas de higiene comuns em hospitais, como esterilização de equipamentos, utilização de agulhas e seringas descartáveis e uso de aventais, máscaras e luvas.
Planos de saúde – ANS avalia desempenho das operadoras
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou, em meados de agosto, os resultados da avaliação de desempenho de todas as operadoras de planos de saúde brasileiras, por meio dosI DSS (Índices de Desempenho da Saúde Suplementar). O resultado é bastante preocupante: apenas 23 das 989 operadoras de planos de saúde (2,3%) obtiveram a pontuação mais alta - de 0,8 a 1 -, o que representa 16,1% do total de pessoas conveniadas.
Meio ambiente – Década de combate à desertificação
Para conscientizar os líderes mundiais das dimensões alarmantes da desertificação, a ONU determinou que os próximos dez anos serão considerados a Década para os Desertos e a Luta contra a Desertificação. A iniciativa também visa a incentivar a criação de políticas de prevenção e adaptação às mudanças climáticas nas áreas consideradas de risco - o que irá contribuir para a diminuição da pobreza - e também garantir a sustentabilidade ambiental.
Meio de transporte – Bicicletas mais seguras
Mais segurança para quem gosta de pedalar uma magrela: Em 2009, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) certificou os pneus de bicicletas para adultos, por meio dos Regulamentos de Avaliação de Conformidade (RAC). O prazo de adaptação dos comerciantes vai até março de 2011.
Teste do Inmetro – Canetas nacionais escrevem mais
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) testou, por meio do Programa de Análise de Produtos, 20 marcas de canetas esferográficas nacionais e importadas. Resultado: as canetas brasileiras apresentam melhor custo-benefício e escrevem por mais tempo que as provenientes de outros países.