Notícias curtas de interesse do consumidor
Procon-SP – Reclamações Virtuais de compras online
Desde 22 de outubro os paulistanos que tiverem qualquer problema ao realizar compras pela internet - prazo de entrega não cumprido, produto com defeito, cobrança indevida etc. - podem registrar queixa no canal de atendimento exclusivo lançado pelo Procon-SP em seu site. Basta acessar www.procon.sp.gov.br e clicar no link "atendimento eletrônico" à esquerda da tela.
Alimentação – Gordura Trans e amamentação não combinam
De nada adianta manter uma alimentação saudável e balanceada durante a gravidez e, depois do parto, se esbaldar com alimentos ricos em gorduras trans. Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovou que a gordura "ruim", assim como várias outras substâncias, é transferida de mãe para filho por meio da amamentação. Os pesquisadores descobriram que se uma mulher consumir 4,5 gramas de gorduras trans diariamente, a probabilidade de seu filho ter problemas de peso na infância é duas vezes maior do que a de um bebê amamentado por uma mulher que faz uma dieta saudável.
Bancos – Atendimento imediato aos idosos de Porto Velho
Agora é pra valer! Onze agências bancárias de Porto Velho (RO) terão de oferecer atendimento preferencial e imediato aos consumidores idosos. Além disso, deverão disponibilizar bebedouros com água potável e banheiros em local de fácil acesso, de preferência, no andar térreo. A vitória foi garantida pela ação civil pública movida pela Associação Cidade Verde (ACV) contra Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Real, Santander, Sudameris e Unibanco.
SAC – Agências Reguladoras devem seguir decreto
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) identificou algumas irregularidades no serviço de atendimento ao consumidor oferecido pelas agências, cujo dever é fiscalizar e regulamentar os serviços prestados por empresas privadas (entre eles, o SAC). Falta de canal para deficientes auditivos, de atendimento 24 horas e de gratuidade para as ligações feitas de celular foram alguns dos problemas detectados.
Energia Elétrica – Medidores com novo padrão
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em discussão a substituição dos medidores de energia analógicos, utilizados atualmente no Brasil, por aparelhos digitais. Todos os brasileiros podem opinar sobre os projetos até 17 de dezembro. Nesta primeira etapa serão estabelecidos os padrões técnicos para os novos aparelhos. Outros detalhes, como o estabelecimento de prazos e custos, só serão definidos na segunda etapa da consulta pública, que deverá ser realizada no segundo semestre de 2011. A troca de aparelhos analógicos por eletrônicos será compulsória e deverá ser concluída em dez anos.
Medicamentos – Antibióticos, só com receita!
A partir de 28 de novembro não será mais permitido comprar antibióticos sem a apresentação de receita médica em duas vias. Uma via ficará retida na farmácia e a outra será carimbada e devolvida ao paciente, como já ocorre com os medicamentos de tarja preta. Além disso, o prazo de validade das receitas passará a ser de dez dias. As medidas constam de Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União em 28 de outubro.
Eletrodomésticos – Novo selo de ruído
Chega de barulho em casa! Além de poder escolher o eletrodoméstico que consome menos energia elétrica, o consumidor poderá optar também pelo menos barulhento. O Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciaram a reformulação do já existente Selo Ruído. A ideia é ampliar as informações contidas na atual etiqueta, que informa somente os decibéis produzidos pelo aparelho.
Automóveis – Recall será registrado no Renavam
Ao comprar um veículo usado, o consumidor tem direito de saber quais os seus defeitos. Agora ele conta com uma ferramenta a mais para isso. O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) vai informar se carros, motos e caminhões foram convocados para recall e se o proprietário os levou para reparo. Assim, da mesma forma que o comprador pode acessar o Renavam para saber informações sobre multas e tributos, poderá fazê-lo para verificar a situação dos recalls.