Notícias curtas de interesse do consumidor
Carros – Ranking de eficiência energética
O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) coordenado pelo Inmetro divulgou seus resultados no início de novembro de 2010, revelando os veículos mais eficientes energeticamente, ou seja, os que consomem menos combustível por quilômetro rodado. A classificação Varia de “A” a “E”, e entre os veículos de grande porte receberam nota A o Ford Fusion Hybrid, o Renault Fluence, o Kia Cerato e o Toyota Corolla.
Produtos de limpeza – Rótulo mais informativo
A Anvisa coloca em consulta pública uma proposta de resolução que garanta mais segurança aos consumidores de saneantes (desinfetantes, detergentes e inseticidas). O objetivo é padronizar os rótulos e aprimorar as informações disponíveis. De acordo com a proposta, as embalagens devem conter informações legíveis, com caracteres de no mínimo 1mm de altura.
Telefonia móvel – Pelo fim do roaming
Em 10 de novembro a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei no 5.170/2009, que proíbe que tarifas adicionais sejam cobradas por ligações feitas ou recebidas quando o usuário está fora da área onde o aparelho foi habilitado, o popular Roaming.
Automóveis – Tem defeito? Devolva!
De acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 2.661/ 07, aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, em caso de defeito de fabricação, o veículo poderá ser devolvido à montadora e o consumidor receberá indenização em dinheiro no valor equivalente ao do veículo adquirido, ou de um veículo novo.
Alimentos e bebidas – Excesso de sódio, gorduras e açúcares
Um estudo da Anvisa avaliou mais de 20 categorias de alimentos industrializados e identificou um grande número de produtos com quantidades excessivas de sódio, gorduras e açúcares. O levantamento apontou ainda que os refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto guaraná, têm mais sódio do que os refrigerantes comuns, devido ao uso de aditivos.
Educação – Microcamp é processada por propaganda enganosa
A rede de escolas de informática e idiomas Microcamp foi processada pelo Ministério Público Federal (MPF). A empresa é acusada de usar nome de instituições públicas para oferecer bolsas de estudos. Em nota à imprensa, a Microcamp alegou que o assunto já está solucionado desde agosto e que "estranha que o tema tenha voltado à pauta do Ministério", sem que a instituição tenha sido avisada.
Planos de saúde – Participe de consulta pública
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a consulta pública nº 35 para discutir a adaptação e a migração de contratos antigos de planos de saúde. As contribuições podem ser enviadas até 5 de janeiro de 2011 por meio de formulário disponível no site da ANS: www.ans.gov.br.
Medicamentos – Marketing farmacêutico até no SUS
Uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com instituições de ensino superior revelou que o SUS é também alvo das estratégias de marketing da indústria farmacêutica. A pesquisa focou na avaliação dos recursos empregados na promoção de medicamentos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do SUS.