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Cerca de metade das estações de metrô de São Paulo estão sem postos de atendimento ou com falhas; Instituto pede informações mais claras para consumidor</div>
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Mobilidade [1]
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17/02/2016
Atualizado:
17/02/2016
O Idec enviou ontem (16/2) uma notificação [2] ao Metrô, à SPTrans (autarquia que gere o transporte de ônibus na capital paulista) e às Secretarias de Transporte municipal e estadual cobrando a regularização do atendimento aos usuários do Bilhete Único – serviço utilizado para pagamento das tarifas de ônibus, metrô e trens da Região Metropolitana de São Paulo.
Os passageiros estão com dificuldade para comprar e recarregar créditos no bilhete desde dezembro do ano passado [3], quando a empresa Ponto Certo, que mantinha máquinas de recarga do Bilhete Único, rompeu contrato com o Metrô e a SPTrans. Cerca de metade das estações de metrô de São Paulo (SP) estão sem postos de recarga ou com atendimento falho.
Além disso, a informação prestada pelas empresas ao usuário está insuficiente, pouco clara e incorreta – os locais alternativos indicados pela SPtrans em estações do metrô não fazem o atendimento, e outras estações estão sem informação nenhuma. “A falta de informação adequada infringe o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, configurando em vício na prestação de serviço”, destaca Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.
Assim, o Idec cobrou também que, durante o período de regularização do atendimento, haja divulgação de informações claras e completas ao usuário. “Os órgãos devem fornecer orientações que contemplem todos os tipos de bilhete disponíveis, os tipos de crédito e as formas de pagamento”, destaca Calabria.
Reclame!
O Idec também recomenda que usuários que estão enfrentando problemas para comprar ou recarregar seu Bilhete Único utilizem amplamente os canais de relacionamento da SPTrans e do metrô para reclamar. “Apontar os locais onde há falhas e cobrar informações ajuda a pressionar as empresas e órgãos responsáveis a regularizar a situação”, orienta o pesquisador do Idec.
Veja os principais canais de contato com o Metrô e a SPTrans:
Metrô
SAC [4]
Tel: 0800-77 07 722
Facebook: facebook.com/metrosp [5]
Twitter: @metrosp_oficial [6]
SPTrans
SAC [7]
Tel: 156
Facebook: facebook.com/SPTransOficial [8]
Twitter: @sptrans_ [9]
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