Advogada do Instituto Joana Cruz participa de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, em Brasília
separador
10/04/2013
Atualizado:
11/04/2013
A advogada do Idec, Joana Cruz, afirmou na tarde desta quarta-feira que os planos de saúde são os campeões de reclamações há 11 anos nos atendimentos feitos pela entidade e seus associados. Ela avaliou que o setor só não lidera as queixas nos Procons porque esses órgãos não atendem a usuários de contratos coletivos, caso da maioria dos usuários de planos.
Segundo a advogada, que participa de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, as principais reclamações recebidas pelo Idec são, nesta ordem: negativa de cobertura; reajuste abusivo; demora de atendimento; e desligamento sem justificativa.
"O mais preocupante é que a negativa de cobertura viola não só preceitos de proteção a vida, mas vários artigos do Código de Defesa do Consumidor", alertou. A principal recusa das operadoras, conforme o Idec, é para consultas, seguida da cirurgia bariátrica.
Números do setor
Por outro lado, o diretor-executivo da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), José Cechin, apresentou números positivos do setor. Ele informou que a média de consultas anuais de quem tem plano de saúde é 5,3 contra 3,5 de quem não tem. Cechin também disse que 95% dos pedidos para autorização de exame são atendidos.