Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

ISO 26.000: norma de responsabilidade social sai em dezembro

<p> <em>A norma vem sendo constru&iacute;da desde 2005 por representantes de consumidores, trabalhadores, ONGs, ind&uacute;stria, governo e especialistas, com o prop&oacute;sito de construir um guia com diretrizes para a pr&aacute;tica da responsabilidade social em qualquer tipo de organiza&ccedil;&atilde;o</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/08/2011

A ISO 26.000, norma internacional de responsabilidade social, será mesmo publicada em dezembro. Na última reunião de negociação, que aconteceu de 17 a 21 de maio em Copenhague (Dinamarca), conseguiu-se, finalmente, chegar ao fim das discussões.

 Além da definição, a reunião resultou na criação um órgão destinado a acompanhar o andamento da ISO 26.000 após sua publicação (PPO - Post Publication Organization), que reúne quatro representantes de cada grupo envolvido. Paralelamente, foi estabelecido um grupo de acompanhamento da norma formada por todas as ONGs que participaram do processo de desenvolvimento da norma.

Para o Idec, a criação desses grupos é fundamental para acompanhar a aplicação concreta da ISO 26.000, o principal desafio agora, depois de anos de construção da norma, e transformar as suas orientações em práticas.

As diretrizes dadas pela norma serão muito úteis para referenciar de modo mais objetivo o que se espera das empresas e demais organizações em termos de respeito aos direitos humanos, do consumidor e do trabalhador, preservação do meio ambiente, formas de produção mais limpa, compromissos com a cadeia produtiva e de pós-consumo, práticas leais de operação que traduzem a atuação socialmente responsável, indo muito além do cumprimento da legislação e de práticas de filantropia.

Entenda
Criada em 1946, a ISO (sigla para International Organisation for Standardization) é uma entidade não-governamental que reúne organismos de normalização de todo o mundo. Atualmente, 157 países de todas as regiões do globo fazem parte da confederação. Suas normas têm caráter voluntário e visam oferecer soluções que atendam às necessidades das empresas e da sociedade.

Embora não tenha força de lei, por serem instituídas por uma organização internacionalmente reconhecida, as diretrizes de uma norma ISO tendem a estimular o interesse das organizações em se adequar aos seus parâmetros.

Nesse sentido, a ISO 26.000 vem contribuir para a expansão do número de instituições dispostas a assumir seriamente sua responsabilidade social e a uma visão mais transparente do que a sociedade civil espera de sua atuação. "A norma indica os caminhos de ação prática para uma mudança urgente e radical nos padrões de produção e consumo num contexto de agravamento das mudanças climáticas e seus impactos desastrosos para o ser humano e o planeta que habitamos", destaca Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

É a primeira vez que uma norma ISO é feita em um processo multi-participativo, com a colaboração de várias partes interessadas. Uma característica importante da ISO 26.000, além disso, é que suas disposições não se aplicam apenas às empresas, mas a qualquer instituição, como as próprias ONGs.
 

Talvez também te interesse: