separador
Atualizado:
Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, a falta de recursos e políticas públicas sérias e contínuas, infra-estrutura, capacitação de profissionais e qualidade do ensino médico tornam o quadro da saúde no Brasil desolador.
Muito precisa ser feito para mudar essa situação. Ao lado das iniciativas governamentais para resolver as carências do sistema de saúde brasileiro, a relação entre o médico e o paciente é fundamental para o sucesso de um tratamento. Essa relação pode contribuir muito para evitar danos decorrentes dos chamados "erros médicos" ou outros problemas.
O assunto é delicado para todos os envolvidos - paciente, médico e outros profissionais de saúde - e a todos esses interessa.
Com o intuito de informar e orientar os pacientes sobre o tema, o Idec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), lança o Guia sobre erro médico - orientações ao consumidor. As instituições parceiras acreditam que o bom relacionamento entre profissionais e pacientes é o primeiro passo para um atendimento adequado e capaz de reduzir o número de casos de má prática médica, em benefício de todos.