Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Editorial

Mudar para seguir mudando

Estamos de cara nova para seguir atuando da melhor forma

Esta edição da Revista do Idec marca um momento muito importante para a nossa instituição. Estamos de cara nova. Mudamos porque o mundo está em constante transformação e sentimos que era hora de nos atualizar.

Sabemos como o nosso trabalho tem impacto direto no dia a dia de quem é consumidor. Desde nossas orientações, que ajudam as pessoas a exigirem que seus direitos sejam respeitados diante de situações abusivas, até ações judiciais, campanhas e projetos de leis nos quais atuamos em favor da população por mais dignidade, direitos e respeito.

Novo ano, muitas lutas!

Os direitos dos consumidores e a defesa do meio ambiente.

Cada vez mais a batalha pelos direitos dos consumidores está atrelada a outra briga, a defesa do meio ambiente. E esta edição da Revista do Idec está recheada dessas necessidades urgentes.

A matéria de capa chama a atenção para os dois âmbitos do problema: quando a informação de um produto engana o consumidor e ainda prejudica o planeta. Essa é a conclusão de uma pesquisa que mostra que produtos plásticos vendidos como biodegradáveis, a preços mais caros, na verdade não se decompõem no meio ambiente como todos poderíamos imaginar.

Novo ano, muitas lutas!

Os direitos dos consumidores e a defesa do meio ambiente.
<p>Cada vez mais a batalha pelos direitos dos consumidores está atrelada a outra briga, a defesa do meio ambiente. E esta edição da Revista do Idec está recheada dessas necessidades urgentes.</p>
 

Direitos iguais a todas as pessoas

Nossa luta pela defesa dos consumidores para todas as pessoas, sempre.

A nossa incansável luta pela defesa dos consumidores sempre foi baseada na premissa de que ela deve ser para todas as pessoas, sempre. Este ano, em outras edições da Revista do Idec destacamos como os idosos enfrentam dificuldades para acessar serviços de qualidade a preços justos e como o direito das pessoas com deficiência precisa de avanços efetivos. E nesta, o foco está no direito das pessoas negras, não sendo possível, em hipótese alguma, aceitar uma sociedade que oprime, ignora, segmenta, abusa e discrimina.

“Attenzione pickpocket”

Sempre atentos aos ‘batedores de carteira’ do consumidor

Em julho, as redes sociais foram inundadas por posts com as expressões "attenzione pickpocket!" e "attenzione borseggiatrici!". Elas ficaram famosas ao serem ditas por uma mulher que queria advertir as pessoas sobre a presença de "batedores de carteira" nas ruas de Veneza, na Itália.

O espírito dessa mulher, chamada Mônica, de estar sempre alerta ao perigo e chamar a atenção de quem está em volta, está muito próximo ao do Idec (e presente nesta revista).

Meio ambiente e consumo

Preservação do nosso planeta como tema central

Que a preservação do meio ambiente e nossos hábitos de consumo estão interligados, todos nós já sabemos. O assunto sempre esteve relacionado às nossas causas e também é trazido com frequência nesta revista. Mas nesta edição, em especial, o tema é ponto central.

Sempre juntos!

A despedida de Marilena Lazzarini na Presidência do Conselho Diretor do Idec

Caros associados, associadas e membros da comunidade do nosso querido Idec, desde o dia 06 de abril estou afastada da Presidência do Conselho Diretor. De fato, essa decisão já estava tomada desde o início de 2020. Contudo, voltei atrás diante das incertezas trazidas pela pandemia e após avaliação conjunta com a Coordenação Executiva, visando a preservar a estabilidade do Instituto. Mas sigo fazendo parte do Conselho Diretor até o fim de meu mandato, em julho de 2024.

Direitos para incluir

Defesa do consumidor deve ser para todas e todos!

Chegamos a mais um mês do Dia do Consumidor e ainda há muito a conquistar. Se nossos direitos como consumidores são mantidos às custas de muita luta diária, já pensou o que direitos como esses representam para as pessoas com deficiência? É por isso que neste ano celebramos a data debatendo como o respeito a esses direitos conquistados são ainda mais importantes quando envolvem uma pessoa com deficiência.

Vamos com tudo

O ano mal começou e já estamos com força total.

O ano mal começou e já estamos com força total. E não poderia ser diferente quando falamos de Idec. Temos certeza de que a virada do ano e as mudanças nos governos executivos federal e estaduais – e também em seus legislativos – são uma grande oportunidade de atuação em muitas pautas e mostram a necessidade de vigilância em diversos temas.

Desafios e conquistas da nossa instituição

No Idec também olhamos para trás para analisar o caminho que trilhamos.

Assim como muitos de nós fazemos na vida particular quando um ano termina, aqui no Idec também olhamos para trás para analisar o caminho que trilhamos. Assim é possível avaliar o que conseguimos melhorar na vida dos consumidores e mirar o que ainda queremos fazer. E chegando ao fim de 2022, mais um ano de forte crise econômica para muitos brasileiros, acompanhado por um turbilhão político por conta das eleições, a Revista do Idec acompanha esse olhar.

Páginas

Subscrever RSS - Editorial