Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Analista de Políticas Públicas Júnior do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais - Vaga Afirmativa Exclusiva*

Vaga Afirmativa Exclusiva*

*O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade e inclusão em sua equipe, abrindo essa posição para candidatura EXCLUSIVAMENTE de pessoas negras e indígenas e/ou quilombolas.

SOBRE O IDEC

O Idec é uma associação de consumidores e uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Há 37 anos o Idec se dedica a defender e representar as pessoas como consumidoras de produtos e serviços, e traz em sua trajetória muitas lutas e vitórias na defesa dos direitos do consumidor, sendo inclusive um dos protagonistas da criação do Código de Defesa do Consumidor.

O Idec é conhecido pelas ações judiciais coletivas contra grandes empresas, defendendo os direitos das pessoas consumidoras. Sua atuação perante os tribunais superiores é reconhecida como uma das mais relevantes para a conquista de direitos coletivos no Brasil. É também a organização de consumidores mais presente nas maiores discussões do país sobre projetos de lei ou políticas públicas que afetam seus interesses.

Realizamos muitas atividades de advocacy e incidência política nos poderes legislativos federal e locais, e somos o principal representante dos consumidores perante as autoridades públicas, nos processos regulatórios e de participação social em políticas públicas. Para isso, estamos sempre produzindo estudos e conteúdos tanto para usar na defesa e representação das pessoas consumidoras como também para orientar a população em geral.

SOBRE O PROGRAMA DE TELECOMUNICAÇÕES E DIREITOS DIGITAIS

O Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais (PTDD) do Idec tem a missão de garantir o acesso à internet e aos serviços digitais com qualidade, preços acessíveis e que respeitem os direitos fundamentais, os direitos dos consumidores e os direitos digitais, incluindo a proteção dos direitos dos usuários em relação a abusos de poder de grandes empresas e de governos. Para isso, o Programa reúne a proteção dos direitos do consumidor com os direitos digitais, os direitos fundamentais e as regulações setoriais para o melhor interesse dos direitos dos consumidores-cidadãos.

DADOS DO EDITAL

Data do edital: 04/06/2025

Prazo para candidatura: 22/06/2025

Como se candidatar: Envie seu currículo, carta de apresentação e expectativa salarial para o e-mail vagas@idec.org.br, com o assunto: “Processo Seletivo – Analista de Políticas Públicas Júnior | Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais – 2025”.

Na sua carta de apresentação, conte um pouco sobre sua trajetória profissional, acadêmica e política, suas motivações para participar do processo seletivo, pretensão salarial e por que você acredita ter o perfil para a vaga. Se quiser, sinta-se à vontade para compartilhar algo pessoal que ache relevante.

SOBRE A VAGA

Função: Analista de Políticas Públicas Júnior do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais.

Área: Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais.

Horário de trabalho: segunda à sexta-feira, das 9h às 18h | 40 horas semanais.

Regime: CLT.

Local de trabalho: O trabalho será realizado em regime híbrido. A base do trabalho será no escritório localizado na Av. Marquês de São Vicente, 446, salas 411/412, Barra Funda, São Paulo - SP, 01139-000, com possibilidade de reuniões presenciais e viagens, conforme as necessidades do programa.

Salário: Compatível ao mercado.

Benefícios: Vale-transporte; Vale-alimentação/Refeição; Auxílio-creche; Auxílio para dependentes PCD; Ajuda de custo para home office; Incentivo acadêmico em horas, Day Off de aniversário; Cartão Sesc, Gympass (Wellhub).

REQUISITOS

✔ Graduação em ciências sociais, direito (não necessita ter OAB), gestão de políticas públicas, relações internacionais, economia ou áreas correlatas;

✔ Experiência de atuação na defesa de direitos humanos e direitos digitais;

✔ Excelente redação (domínio gramatical, clareza e poder de síntese);

✔ Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.

Habilidades:

·         Comunicação eficaz (oral e escrita);

·         Resiliência e flexibilidade;

·         Empatia e inteligência emocional;

·         Colaboração e trabalho em equipe;

·         Excelente organização;

·         Pensamento analítico;

·         Integridade e ética profissional, iniciativa e proatividade.

Será considerado um diferencial:

✔ Experiência de trabalho no terceiro setor e/ou governo;

✔Experiência acadêmica, como iniciação científica, estágio ou pós-graduação nos temas prioritários para a vaga;

✔ Experiência em assuntos regulatórios, ações coletivas e individuais relacionadas a direitos do consumidor;

✔ Experiência profissional em equipes multiprofissionais;

✔ Espanhol e inglês intermediário.

ATRIBUIÇÕES

✔ Realizar pesquisas e análises sobre temas de atuação do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais, conforme as diretrizes da coordenação;

✔ Desenvolver conteúdos e materiais sobre as agendas de atuação do Programa, assegurando que sejam de alta qualidade e alinhados com as diretrizes do Idec, para uso em comunicação, advocacy e ações de incidência pública;

✔ Representar o Idec em fóruns, audiências públicas e outras instâncias oficiais, participando ativamente de campanhas de advocacy e coalizões da sociedade civil;

✔ Monitorar e acompanhar legislações, políticas públicas e iniciativas regulatórias de interesse do Programa, propondo ações do Idec para fortalecer a defesa do consumidor e as questões digitais envolvidas;

✔ Apoiar na realização de ações judiciais, quando necessário, para garantir a proteção dos direitos dos consumidores e a implementação de políticas de defesa de direitos digitais;

✔ Contribuir para a comunicação do Idec, elaborando conteúdos e participando de entrevistas, pautas e campanhas;

✔ Colaborar com parceiros e financiadores, identificando novas oportunidades de colaboração e financiamento.

ETAPAS DO PROCESSO

✔ Análise de currículo;

✔ Entrevista técnica;

✔ Prova de conhecimentos específicos, redação (se necessário);

✔ Prazo estimado para encerramento do processo – 2ª quinzena de julho de 2025.

NOTA: Desaconselhamos fortemente o uso de ferramentas de Inteligência Artificial nos nossos processos seletivos, especialmente para a elaboração de propostas e respostas aos exercícios, pois temos recebido uma quantidade considerável de respostas quase idênticas. Esse procedimento vai na contramão do que valorizamos no Idec: o pensamento crítico e humanizado, sobretudo porque lutamos pelos direitos das pessoas consumidoras. Além disso, incentivamos um uso informado e responsável dessas tecnologias, considerando os seus impactos profundos no clima e na natureza.

Todos os currículos e respectivos documentos enviados permanecerão em nosso Banco de Talentos por 1 ano, contados a partir da data do envio da candidatura, para fins exclusivamente de aproveitamento em novos processos seletivos do Idec.

vagas@idec.org.br