Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Processo seletivo para facilitação do processo de criação do núcleo SP da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - seleciona consultoria especializada em planejamento, monitoramento, facilitação e moderação para desenhar, conduzir e sistematizar o processo de criação do núcleo São Paulo da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. A Aliança é uma rede de organizações e pessoas físicas, da qual o Idec é membro fundador e do Núcleo Nacional, que atuam para a consolidação do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio de ações que busquem o avanço de políticas públicas para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Soberania Alimentar. 

A Aliança já possui atuação no nível  nacional e deseja construir uma estratégia de atuação específica para o Estado de São Paulo. A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável já possui uma estrutura de governança composta pelo Núcleo Nacional e por Núcleo Locais em alguns Estados no Brasil. Mais informações sobre a organização da Aliança: https://alimentacaosaudavel.org.br/como-nos-organizamos/. 

ESCOPO

O objeto desta contratação consiste no apoio à construção de uma estratégia para criação do núcleo São Paulo da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável por meio de quatro oficinas e a sistematização do processos e atores participantes, de acordo com o detalhamento abaixo: 

PRODUTOS

Realização de reunião preparatória de alinhamento – briefing, discussão de metodologia(s) considerando que todo o processo ocorrerá em formato remoto e sob orientação e apoio da equipe do Idec para estruturação das oficinas, Compreensões das motivações e histórico de criação deste núcleo, esta etapa tem ainda o propósito de promover um alinhamento de expectativas entre os participantes.  Entre 12-16/08

Facilitação/ Moderação das quatro oficinas, sendo que cada uma delas  contará com a participação de 30-40 participantes. Todas as oficinas e reuniões serão realizadas no formato on-line. Estima-se que o total de horas de todas as oficinas não exceda 32 horas.

Relatório da Sistematização das oficinas. Elaboração de uma memória para cada oficina que contemplará tanto o processo de desenvolvimento como a sistematização dos resultados e das discussões. - Até 03/11/2021

INSUMOS 

A equipe do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec fornecerá materiais para familiarização da(o) contratada(o) com a organização, com o projeto e fornecerá os relatos e documentações sobre as outras oficinas já realizadas para a formação de Núcleos Locais da Aliança.  

PROCESSO SELETIVO

Neste sentido, o Idec gostaria de convidá-lo para apresentar:

(a) Resumo da proposta de trabalho para a condução das 3 etapas, visando atingir o resultado esperado;  

(b) Currículo resumido do responsável pelo processo de facilitação e equipe envolvida (se houver);

(c)  Proposta de orçamento, com logotipo da empresa, Informações da empresa, tais como: CNPJ, endereço, telefone, endereço eletrônico do responsável, nome do representante legal e CPF do representante legal; e Preço global total em reais (R$)

Enviar os documentos solicitados apenas em formato eletrônico, para projetos@idec.org.br até o dia 05/08/2021.

REQUISITOS

A consultoria designada para este trabalho deverá demonstrar:

  • Conhecimento da teoria e prática de planejamento, monitoramento, avaliação e desenvolvimento de indicadores de resultados a partir de intervenções sociais,
  • Vivência acumulada na construção de marco lógico e teoria da mudança;
  • Experiência na condução de processos de facilitação envolvendo planejamento, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento, especialmente àqueles relacionados a instituições públicas, academia, instituições do Estado e organizações sociais;
  • Conhecimento de regulação e organizações sociais e um adequado entendimento do contexto brasileiro.
  • Experiência na facilitação de processos em grupo.

Outros requisitos:

Espera-se que a selecionada tenha capacidade de organização de informação, análise e síntese de comunicação oral e escrita, e coordenação de equipes. A contratada  tenha abertura para acolher positivamente diferentes pontos de vista, por meio de uma abordagem que permita captar múltiplas perspectivas organizacionais.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A análise da proposta e sua classificação final seguirão os seguintes critérios: conhecimento e experiência acumulada em projetos similares; proposta metodológica; disponibilidade de atuar dentro do cronograma proposto e custo total.