Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Prestadora de serviço para a produção de material de comunicação em Energia

Esse termo de referência destina-se à contratação de prestadora de serviço para a produção de material de comunicação em Energia para o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

CONTEXTO

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, criada em julho de 1987 e mantida por seus associados.  A missão do Idec é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica.

O Idec tem trabalhado historicamente com o tema energia, porém somente em 2017 estruturou um Programa, com o qual será possível tomar ações mais estratégicas e atuar de forma sistemática, de modo a influir no conhecimento dos consumidores e incidir sobre políticas públicas, transformando informações e consultas técnicas em uma linguagem mais adequada aos consumidores. 

O objetivo do programa é fortalecer a atuação do Idec no tema energia, com o reconhecimento do seu papel de interlocutor no debate sobre mudanças regulatórias do setor e ocupar espaços técnicos e políticos de discussão com foco na promoção da transparência e de padrões mais eficientes de produção e consumo de energia. Além disso, também visa incentivar o consumidor a ter melhores práticas em relação ao consumo de energia e participar do debate público. 

OBJETIVO

O objetivo da comunicação em energia é esclarecer às principais questões referentes a energia no Brasil e que impactam o consumidor. Além de traduzir questões técnicos sobre o tema, buscando engajamento e mobilização da população e formadores de opinião, de forma acessível e que possa chegar a diferentes grupos da sociedade. 

Esse termo de referência tem como objetivo principal a contratação de uma consultoria especializada em ações de comunicação off-line e online e em análise de mídias escolhidas para estas ações e métricas, de preferência aquela que possua experiência em campanhas de engajamento.

JUSTIFICATIVA

A disseminação de conhecimento e pensamento crítico sobre energia pode ter um efeito positivo sobre a população no sentido de levar a escolhas mais inteligentes quanto à compra e utilização de bens de consumo e também escolhas que priorizam a eficiência energética. 

ETAPAS DE TRABALHO E SUAS ATIVIDADES

I – Diagnóstico e sistematização

Atividades:
●    Levantar o perfil dos diferentes públicos-alvo do Idec a partir da identificação de seus pontos de vista.
●    Com o objetivo de comunicar o consumidor sobre temas relacionados à Energia, deve-se apurar e avaliar os atuais formatos, linguagens e canais de comunicação utilizados pelo Idec para atingir seus públicos-alvo, considerando para tanto a oferta de conteúdo, funcionalidades, abrangência e retorno. Verificar como o Idec se relaciona nesses espaços com os diferentes públicos, apontar erros e acertos, identificar potencial de transformação.
●    Definir métricas/indicadores de sucesso da comunicação no tema. Esses indicadores deverão estar alinhados com os objetivos do Programa de Energia.
Produto esperado:
●    Relatório de diagnóstico e sistematização, identificando perfil dos diferentes públicos-alvo, canais de comunicação e pontos de vista expressados.

II – Proposição de abordagem estratégica

Atividades:
●    Construir a linguagem do Idec com relação à Energia a partir de seu posicionamento sobre o tema e as mensagens-chave que devem ser transmitidas aos diferentes públicos-alvo.
●    Identificar as melhores estratégias de abordagem do tema para o alcance de cada público e os canais de comunicação mais indicados.
Produto esperado:
●    Relatório apresentando as estratégias indicadas para a abordagem sobre para cada um dos públicos-alvo identificados.

III – Produção do manual de comunicação

Atividade:
●    Planejar todas as peças e projetos de comunicação a serem divulgados nos canais utilizados pelo Idec bem como para os novos veículos identificados, impressos e digitais, buscando com isso a expansão dos efeitos das mensagens transmitidas nos diferentes públicos-alvo.
●    Produzir Manual de Guidelines de Comunicação da Estratégia de Energia do Idec, com orientações para que a equipe do Idec realize a produção visual e editorial dos materiais.
●    Essa atividade deve envolver obrigatoriamente a equipe de comunicação do Idec permitindo a transmissão de conhecimento entre pessoas. Na sequência, realizar a análise crítica das peças produzidas pela equipe do Idec, durante o período da Etapa III do trabalho de consultoria, com apresentação de sugestões de melhorias.
●    Produzir um primeiro conjunto de peças para divulgação em redes sociais.

Produtos esperados:
●    Manual de Guidelines de Comunicação da Estratégia de Energia do Idec
●    Relatórios de análise crítica das peças produzidas pela equipe do Idec ao longo do período.
●    Peças de comunicação para divulgação em redes sociais.

IV – Desenvolvimento de métodos de monitoramento e indicadores

Atividades:
●    Desenvolver metodologia de gestão estratégica e tática de comunicação adotada considerando a avaliação de resultados das campanhas realizadas, permitindo o monitoramento de menções online para a produção de relatórios mensais de evolução da estratégia adotada (em comparação com o cenário inicial), inclusive mídia espontânea através da assessoria de imprensa.
●    Avaliar o impacto das campanhas desenvolvidas, considerando as entregas das etapas I e II.
●    Acompanhamento dos indicadores/métricas definidos na etapa I

Produto esperado:
●    Relatório com metodologia de monitoramento e resultados obtidos a partir da execução das atividades previstas.

PRAZOS E PRODUTOS

As etapas de trabalho deverão ser realizadas conforme cronograma de trabalho a seguir apresentado:
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Profissional/equipe com comprovada qualificação e experiência no planejamento e criação, marketing, comunicação on e off-line.

REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

A contratada deverá estar disponível para a realização de reuniões semanais (presenciais ou remotas) para apresentar o desenvolvimento das atividades. Deverá ser realizada reunião presencial com toda a equipe responsável para apresentação a cada entrega dos produtos.


RECEBIMENTO E ACEITE DOS PRODUTOS

Os produtos produzidos pela contratada serão avaliados e receberão o aceite pela equipe de energia do Idec.

ENVIO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO

Os interessados deverão apresentar proposta técnica contendo minimamente os seguintes itens: 

●    Plano de trabalho compatível com as atividades previstas neste TR incluindo cronograma de macro atividades com coerência temporal a partir dos prazos estabelecidos;
●    Comprovação de capacidade técnica para a realização das atividades - currículo e experiências anteriores;
●    Repertório técnico - portfólio;
●    Descrição dos resultados obtidos a partir dos trabalhos realizados.

As propostas deverão ser encaminhadas até 15/01/2017 para o endereço de e-mail clauber.leite@idec.org.br