O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) está em busca de uma pessoa pesquisadora para apoiar a realização de um painel de especialistas e elaborar um relatório sobre custos da alimentação no Brasil, no âmbito do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável. Se você tem experiência de pesquisa ou trabalho no tema, venha trabalhar conosco!
Envie sua candidatura até o dia 13 de julho de 2025 para projetos@idec.org.br. Para mais informações sobre a posição, verifique os detalhes abaixo.
Sobre o Idec
O Idec é uma associação de consumidores e uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Há 36 anos o Idec se dedica a defender e representar as pessoas como consumidoras de produtos e serviços, e traz em sua trajetória muitas lutas e vitórias na defesa dos direitos do consumidor, sendo inclusive um dos protagonistas da criação do Código de Defesa do Consumidor.
O Instituto é muito conhecido pelas ações judiciais coletivas que move contra grandes empresas defendendo os direitos dos consumidores. Sua atuação perante os tribunais superiores é reconhecida como uma das mais relevantes para a conquista de direitos coletivos no Brasil. É também a organização de consumidores mais presente nas maiores discussões do país sobre projetos de lei ou políticas públicas que afetam seus interesses. O Idec também realiza muitas atividades de advocacy e incidência política perante os poderes legislativos federal e locais, e é o principal representante dos consumidores diante das autoridades públicas, nos processos regulatórios e de participação social em políticas públicas.
Sobre o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável
O Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec atua na representação e na defesa dos consumidores em seu direito fundamental à alimentação adequada e saudável. É papel institucional do Idec incidir para o Poder Público adotar políticas e ações necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, nas suas dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais, nos termos da Lei.
Escopo do trabalho
Apoiar o planejamento e a execução de um painel (online) de debate sobre custos da alimentação no Brasil, envolvendo especialistas e instituições-chave, com vistas a aprofundar a análise e subsidiar políticas públicas relacionadas ao tema; e elaborar relatório técnico sobre os custos da alimentação no Brasil, com base nas discussões e evidências apresentadas em debates, sistematizando os principais achados, lacunas e recomendações identificadas.
Requisitos
- Mestrado e/ou doutorado em áreas como Economia, Epidemiologia, Nutrição, Saúde Pública, Ciências Sociais ou afins;
- Experiência comprovada no tema de custos da alimentação;
- Excelente capacidade de análise e redação de relatórios técnicos;
- Disponibilidade para elaborar e entregar os produtos acordados cumprindo os prazos estipulados;
- Postura ética, legal e técnica;
- Interesses e compromissos em comum com o Idec;
- Declaração de ausência de conflitos de interesse, de acordo com declaração constante ao final deste documento.
Características desejáveis
- Experiência prévia em atuação com organizações da sociedade civil.
O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade em sua equipe, estimulando e priorizando a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQI+ e/ou com deficiência, que cumpram os requisitos estabelecidos. Se você se enquadra nestes grupos, pedimos que indique em sua proposta.
Principais atribuições
- Apoiar o planejamento e a execução de painel (reunião online e limitada a convidados) com especialistas e organizações para debater os custos da alimentação no Brasil, incluindo a definição de objetivos, perfil de participantes, abordagem temática e metodológica e formato do encontro;
- Analisar e sistematizar os conteúdos discutidos nos debates sobre o tema;
- Elaborar relatório técnico com base nas contribuições dos debates, reunindo evidências, dados secundários, percepções de especialistas e principais recomendações para subsidiar ações e políticas públicas;
- Identificar lacunas de informação, temas emergentes e pontos de consenso ou controvérsia que possam orientar futuras discussões e aprofundamentos sobre o tema;
- Produzir policy brief com as principais recomendações para tomadores de decisão e representantes da sociedade civil.
- Organizar e participar de reuniões periódicas com a equipe técnica e ampliada do Idec e com parceiros relevantes para a discussão de estratégias e monitoramento da evolução do trabalho.
Produtos a serem entregues
- Proposta metodológica e temática para o painel de debate sobre os custos da alimentação no Brasil;
- Relatório técnico sobre o tema;
- Policy brief.
Cronograma
- Prazo para submissão de propostas: 27/06/2025 a 13/07/2025
- Início do trabalho: 15/07/2025
- Finalização do trabalho: 03/10/2025
Forma de contratação
Contratação de pessoa jurídica por prazo determinado. Destaca-se que não haverá necessidade de realizar o trabalho na sede do Idec.
Processo seletivo
Os interessados deverão encaminhar uma proposta comercial com:
- Proposta financeira para toda a atividade;
- Carta de interesse contendo uma breve descrição sobre você e o porquê seria o parceiro ideal para trabalhar neste projeto;
- Proposta de cronograma para a execução do projeto;
- Curriculum Vitae e Curriculum Lattes da(s) pessoa(s) profissional(is) envolvida(s) no projeto (em pdf).
A análise das propostas será realizada pelo time do Idec e considerará a qualidade dos trabalhos anteriores, experiências em trabalhos similares e valor da proposta.
Mande sua candidatura para projetos@idec.org.br até 13/07/2025 com o assunto “[CANDIDATURA] “Contratação para painel e relatório sobre custos da alimentação no Brasil”.
Em caso de dúvidas em relação ao projeto, envie um e-mail para projetos@idec.org.br.