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Contratação de agência de comunicação para realização de campanha digital para o programa de Alimentação Saudável e Sustentável

O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Nossa missão é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos das pessoas consumidoras e a ética nas relações de consumo. Nossa meta-missão é contribuir para que todos tenham acesso aos serviços essenciais para o desenvolvimento social, consumo sustentável, saúde do planeta e a consolidação da democracia na sociedade brasileira. 

Contexto

No segundo semestre de 2025, o Idec irá potencializar o trabalho que vem desenvolvendo em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas consumidoras no Brasil por meio de uma nova campanha digital sobre o consumo e rastreabilidade da carne. 

O objetivo será dar sequência às campanhas que vêm sendo desenvolvidas pelo Instituto nos últimos anos e promover a conscientização da população brasileira sobre alimentação e nutrição e estimular mudanças comportamentais do público em direção a hábitos alimentares mais saudáveis e mais conscientes. 

A agência contratada deverá desenvolver a mencionada campanha e apoiar a sua execução de modo a fortalecer o debate sobre os impactos da produção e a necessidade transparência na cadeia produtiva da carne.

Requisitos

  • Comprovada experiência da agência na área de campanhas digitais; 
  • Experiência prévia no desenvolvimento de projetos para outras organizações do terceiro setor ou sobre o tema da alimentação saudável serão considerados diferenciais; 
  • Inexistência de conflito de interesse. 


IMPORTANTE: 

De acordo com as políticas do Idec, fornecedores não podem ter prestado serviço nos últimos dois anos a empresas ou organizações que ferem os direitos humanos, a promoção da saúde e/ou são altamente poluentes. 

Estão incluídas nesse grupo, ainda dentro do período que compreende os dois anos anteriores à contratação, as empresas de alimentos infantis, substitutos do leite materno e de produtos correlatos dirigidos a crianças menores de três anos; de alimentos ultraprocessados; de armamento; de tabaco; de álcool; de agroquímicos sintéticos; de manipulação genética ou que detenham a patente de sementes; que violem direitos humanos, trabalhistas e/ou fundamentais; que utilizem mão de obra infantil e/ou pratiquem trabalho escravo em alguma das etapas de produção de seus produtos; que exerçam violência contra homens e mulheres ou qualquer outra forma de discriminação e racismo contra qualquer pessoa; que provoquem desastres ou intensa poluição e degradação ambiental; que sejam conglomerados de abastecimento alimentar.

CRONOGRAMA

Apresentação das propostas: até 30 de junho de 2025.

Duração do contrato: de julho a outubro de 2025, podendo ser ajustado ao período de elaboração e veiculação de campanhas.

Apresentação de propostas

As agências interessadas deverão enviar a sua candidatura de acordo com as especificações abaixo para o e-mail projetos@idec.org.br com o assunto “Campanhas de Alimentos - Agência de publicidade”. 

O e-mail deve conter uma proposta comercial em arquivo anexo com as seguintes informações:

Dados cadastrais e de contato

  • Apresentação da empresa e/ou dos profissionais que trabalharão nas campanhas;
  • Credenciais e antecedentes que qualificam a agência para essas campanhas; 
  • Portfólio com exemplos de materiais prévios (a inclusão de trabalhos desenvolvidos para outras organizações do terceiro setor e/ou sobre alimentação saudável e sustentável será um diferencial);
  • Lista de clientes atuais com destaque para empresas dos setores de alimentos, bebidas e tabaco;
  • Proposta comercial e/ou modelo de remuneração, seguindo as recomendações abaixo:
    • considerar todas as fases de desenvolvimento e execução da campanha (desenvolvimento, plano de mídia, criação, produção, monitoramento, relatório final);
    • indicar claramente os custos diretos e indiretos, variáveis ou fixos (percentuais aplicados pela agência nos valores investidos em mídia e produção, por exemplo, ou fees e custos de planejamento); 
    • valores de tarifa cheia para todos os serviços oferecidos pela agência;  
    • valor de contratação de community manager durante o período da campanha.

Importante: 

Não será solicitada proposta criativa. O potencial criativo e técnico de cada agência será avaliado por meio das informações apresentadas nas propostas comerciais.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail projetos@idec.org.br

O prazo para envio das propostas é 30 de junho de 2025

Política de diversidade

O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade em sua equipe e estimula e prioriza a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, neurodivergentes e/ou com diversidade funcional que cumpram os requisitos estabelecidos. Se você ou sua equipe se enquadram nesses grupos, por favor, indique em sua proposta.