O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) está em busca de consultor(a) técnico(a) para apoiar as atividades do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável. Se você tem experiência em análise laboratorial de agrotóxicos e se interessa por pesquisas com temas nas áreas de acesso físico e financeiro a alimentos, venha trabalhar conosco!
Envie sua candidatura até o dia 20 de setembro de 2024 para projetos@idec.org.br. Para maiores informações sobre a posição, verifique os detalhes abaixo.
Sobre o Idec
O Idec é uma associação de consumidores e uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Há 36 anos o Idec se dedica a defender e representar as pessoas como consumidoras de produtos e serviços, e traz em sua trajetória muitas lutas e vitórias na defesa dos direitos do consumidor, sendo inclusive um dos protagonistas da criação do Código de Defesa do Consumidor.
O Instituto é muito conhecido pelas ações judiciais coletivas que move contra grandes empresas defendendo os direitos dos consumidores. Sua atuação perante os tribunais superiores é reconhecida como uma das mais relevantes para a conquista de direitos coletivos no Brasil. É também a organização de consumidores mais presente nas maiores discussões do país sobre projetos de lei ou políticas públicas que afetam seus interesses. O Idec também realiza muitas atividades de advocacy e incidência política perante os poderes legislativos federal e locais, e é o principal representante dos consumidores diante das autoridades públicas, nos processos regulatórios e de participação social em políticas públicas.
Sobre o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável
O programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec atua na representação e na defesa dos consumidores em seu direito fundamental à alimentação adequada e saudável. É papel institucional do Idec incidir para o Poder Público adotar políticas e ações necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, nas suas dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais, nos termos da Lei.
O que buscamos?
Consultoria para o desenvolvimento de protocolo e análise laboratorial de agrotóxicos em produtos alimentícios embalados.
Requisitos
- Formação em nutrição, engenharia de alimentos, medicina sanitária, engenharia agronômica, biologia, farmácia/bioquímica, biomedicina ou áreas correlatas;
- Experiência em análise laboratorial de agrotóxicos;
- Ausência de conflitos de interesse relacionados com a pauta (qualquer tipo de relação com a indústria de produtos alimentícios ultraprocessados e/ou indústria farmacêutica);
- Excelente escrita e capacidade de síntese e análise de informações;
- Perfil flexível e colaborativo frente a responsabilidades variadas e possíveis mudanças de escopo;
- Postura ética, legal e técnica;
- Interesses e compromissos em comum com o Idec.
Características desejáveis
- Mestrado e/ou doutorado no tema de agrotóxicos;
- Conhecimento avançado em inglês (especialmente leitura);
- Conhecimento sobre o conceito de segurança alimentar e nutricional;
- Vivência na área de políticas públicas de alimentação e nutrição;
- Experiência prévia em atuação com organizações da sociedade civil;
- Ter desenvolvido publicações nas temáticas de alimentação e saúde.
O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade em sua equipe, estimulando e priorizando a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQI+ e/ou com deficiência, que cumpram os requisitos estabelecidos. Se você se enquadra nestes grupos, pedimos que indique em sua proposta.
Principais atribuições
- Elaborar plano de trabalho;
- Validar metodologia de testes e pesquisas em agrotóxicos para a categoria de produtos definida pela equipe de alimentação do Idec;
- Desenvolver e acompanhar, junto à equipe do Idec, o planejamento e o acompanhamento das atividades;
- Gerenciar a logística de envio de amostras para laboratórios ou outras instituições;
- Avaliar laudos de análises laboratoriais, sob supervisão dos integrantes do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec;
- Analisar conteúdo nutricional dos rótulos de alimentos;
- Elaborar relatórios técnicos e narrativos;
- Participar de reuniões preparatórias com a equipe técnica do Idec e outros parceiros para o monitoramento da evolução do trabalho;
- Monitorar, avaliar e sistematizar os desdobramentos da atuação do Idec no tema.
Cronograma
- Prazo para submissão de propostas: 05/09/2024 a 20/09/2024
- Contratação: 30/09/2024
- Início do trabalho: 01/10/2024
- Finalização do trabalho: 31/03/2025
Forma de contratação
Contratação de pessoa jurídica, contrato com prazo determinado. Destaca-se que não haverá necessidade de realizar o trabalho na sede do Idec.
Processo seletivo
Os interessados deverão encaminhar uma proposta comercial com:
- Proposta financeira para toda a atividade (em pdf);
- Carta de interesse contendo uma breve descrição sobre você/sua empresa e o porquê seria o parceiro ideal para trabalhar neste projeto (em pdf);
- Currículo do principal profissional a ser envolvido no projeto (em pdf);
- Currículo lattes (em pdf).
A análise das propostas será realizada pelo time do Idec e considerará a qualidade dos trabalhos anteriores, experiências em trabalhos similares e valor da proposta.
Mande sua candidatura para projetos@idec.org.br até 20/09/2024 com o assunto “[CANDIDATURA] Consultoria para análise de agrotóxicos”.
Em caso de dúvidas em relação ao projeto, envie um e-mail para projetos@idec.org.br.