Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Consultor(a) para apoio na estruturação do Programa de Consumo Responsável o IDEC

O Idec seleciona um(a) consultor(a) para apoiar a estruturação do programa de consumo responsável do instituto

 

1- Contextualização: O Idec trabalha, em todos os seus programas, questões ligadas ao consumo saudável, responsável e sustentável. Para fortalecer essa atuação, a instituição deseja estruturar formalmente esse eixo, de forma que ele componha um novo programa, transversal aos seis já existentes. 

2- Objetivos: O objeto da consultoria é o levantamento de informações, consolidação e estruturação do programa de consumo sustentável do Idec. 

3- Atividades: O trabalho será realizado nos meses de janeiro a março de 2021, remotamente. Nesses três meses prevemos a elaboração de questões e realização, com uma empresa já contratada, de uma pesquisa exploratória com a população, para mapeamento e concepção da nossa atuação; conversas com os programas do Idec, membros do conselho e atores-chave que atuam no tema, consolidação e análise; reuniões para apresentação desses resultados e pactuação de encaminhamentos e próximos passos e redação de um projeto para um financiador que já é parceiro da organização. 

4- Produtos: O trabalho da consultoria deverá resultar em:

- Formulação e entrega de 30 questões para a realização de pesquisa de opinião sobre consumo sustentável;

- Relatório de análise dos resultados da pesquisa e apresentação para a equipe do Idec;

- Dez entrevistas estruturadas com a equipe do Idec, Conselho da organização e outros atores-chave, com apresentação dos achados e resultados sistematizados;

- Duas sessões de discussão dos resultados da pesquisa e entrevistas, para discussão e construção conjunta dos pilares do programa de consumo sustentável, com apresentação de relatório posterior da consolidação desse processo;

- Apoio para elaboração de um projeto para financiamento do programa.

5- Insumos: A equipe de projetos do Idec fornecerá materiais para familiarização da(o) contratada(a) com a organização e atuará na facilitação das conversas com os membros e membras da equipe e do conselho da organização.

6-  Cronograma físico-financeiro

Descrição Data Carga horária estimada

Familiariarização com o Idec, com o tema do consumo sustentável na perspectiva do Idec, conversas internas, leitura de materiais.

Até 16/01/2021 16 horas
Elaboração de questionário para pesquisas e validação com coordenadores e grupo de gestão. Até 22/01/2021 30 horas
Reunião de alinhamento com coordenadores dos programas e gerência. Conversa estruturada com coordenadores e grupo de gestão. Sistematização das conversas. Até 30/01/2021 34 horas
Análise do resultado das pesquisas. Apresentação dos resultados, construção conjunta dos pilares do programa de consumo sustentável, validação com o time do Idec. Até 28/02/2021 80 horas
Apoio na construção do projeto para o financiador do programa. Até 10/03/2021 40 horas

7- Qualificação: 

É esperado que o(a) consultor(a) tenha familiaridade com a agenda de consumo sustentável, tenha experiência em pesquisa, em condução de entrevistas estruturadas, sistematização de achados e resultados e em metodologias participativas para construção conjunta de planos de ação e projetos.

8- Processo seletivo: O Idec selecionará as melhores propostas e fará conversas para que as mesmas sejam apresentadas de forma mais detalhada. As melhores propostas serão classificadas pelos seguintes critérios:

  • Qualidade da proposta: 20 pontos;
  • Experiência do(a) consultor(a) ou equipe: 20 pontos;
  • Adequação ao cronograma: 10 pontos.

A contratação será feita por pessoa jurídica (podendo ser MEI). Os pagamentos serão acordados em cronograma conforme as entregas constantes nesse termo de referência e contrato assinado entre as partes.

As(os) interessadas(os) deverão enviar sua proposta para este trabalho, junto com a qualificação e experiência dos participantes, acompanhado de cronograma e valores para: projetos@idec.org.br até o dia 13 de janeiro de 2021.

9- Cláusulas Contratuais

  • As parcelas serão quitadas mediante a entrega e a aprovação dos produtos pelo contratante;
  • Guardar confidencialidade acerca de suas atividades na execução do objeto do contrato, inclusive quanto a produtos e serviços resultantes,    apenas podendo utilizar qualquer informação confidencial e / ou sigilosa no âmbito dos serviços contratados, em conformidade com o contrato de prestação de serviços e termo de confidencialidade;
  • Não fornecer informações ou prestar serviços a terceiros resultantes dos serviços prestados para a preparação e/ou execução relacionada ao objeto do contrato, a fim de evitar qualquer tipo de conflito de interesse;
  • A contratada cede e transfere ao contratante os direitos autorais patrimoniais relativos à propriedade intelectual, nos casos em que tais direitos derivem dos trabalhos e documentos produzidos no âmbito do contrato, resguardado os direitos morais do(s) autor(es).

10- Política de diversidade

O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade em sua equipe e estimula e prioriza a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTs e/ou com deficiência, que cumpram os requisitos estabelecidos. Se você se enquadra nesses grupos, indique em sua proposta.