Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Páscoa: 6 dicas para fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis

Confira informações e dados de pesquisas que irão te ajudar na hora de presentear com ovos de Páscoa e chocolates

separador

Atualizado: 

04/04/2023

A Páscoa é um feriado esperado pela maioria por sua celebração religiosa e também pelo ato de unir pessoas em volta da mesa para comer alimentos culturalmente relacionados à data.

E o ovo de Páscoa faz parte desse ritual, tanto para crianças quanto para os adultos. E diante das opções com valores abusivos e rótulos ultraprocessados, listamos algumas dicas para te auxiliar a fazer melhores escolhas.

 

OLHO NO OVO

1. Confira o rótulo

É possível verificar informações importantes sobre os ovos em seus rótulos. A lista de ingredientes, por exemplo, apresenta os itens em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro a aparecer é o que está presente em maior quantidade no produto, e o último, em menor.

Se o açúcar estiver logo no início da lista, fique de olho: esse é um sinal de alerta para seu excesso. Já quando o cacau aparece primeiro - e não a manteiga e/ou a massa, por exemplo, significa que o chocolate tem boa qualidade. Para evitar excessos, prefira comer o ovo de Páscoa aos poucos e aproveite esse momento para compartilhar o chocolate com familiares e amigos.

Além disso, confira se aparecem muitos aditivos, como aromatizantes, corantes, e adoçantes. O ideal é encontrar produtos com poucas ou nenhuma dessas substâncias químicas. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, não se sabe o efeito em longo prazo dos aditivos para a saúde, mas seus resultados no sabor e na textura do alimento, assim como ocorre com o excesso de gorduras e açúcar, induzem ao consumo exagerado desses alimentos, que devem ser consumidos com moderação.

2. Não se engane com as embalagens 

Uma boa escolha depende de informações claras e adequadas, que é um direito básico do consumidor. Se for presentear crianças com ovos, um ponto a ser observado é se há o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele assegura a qualidade e indica idade da criança para aquele produto.

Além disso, o Procon alerta que o peso líquido do ovo deve se referir apenas ao chocolate, e não à embalagem e outros possíveis componentes. Outra questão é o estado da embalagem, que deve estar sempre lacrada, intacta e conter as informações corretas sobre o peso, composição, validade e alertas em caso de componentes alergênicos. 

3. Publicidade infantil é ilegal 

Ovos de Páscoa com personagens e brindes caracterizam publicidade direcionada à criança, que é considerada uma violação à legislação, por isso, o ideal é evitá-los. Em uma pesquisa que realizamos em 2019, constatamos que 57 ovos destinados ao público infantil apresentaram algum tipo de publicidade abusiva. 

Usar linguagem apelativa para o universo infantil e aproveitar da falta de julgamento e experiência das crianças para incentivar o consumo é uma prática considerada abusiva, uma vez que elas não conseguem discernir qual produto é melhor para a saúde. 

Caso você veja nos mercados, em comerciais de tv, na internet, ou em outros meios de comunicação, algum produto que utilize personagens infantis, brindes, dentre outras estratégias publicitárias direcionadas às crianças, denuncie ao site do OPA - Observatório de Publicidade de Alimentos

Além disso, a venda de ovos com o chocolate e o brinquedo juntos, sem que o consumidor tenha opção de comprá-los separadamente, também é proibida e é considerada “venda casada”, segundo o Código de Defesa do Consumidor. A oferta excessiva, com muitas variedades, personagens infantis e brinquedos dentro dos ovos também é um estímulo ao consumo exagerado de um produto não saudável.

4. Verifique se o valor do ovo cabe no orçamento

Analise se vale a pena investir em ovos de Páscoa em vez de chocolate ou outro alimento mais saudável que pode servir como presente durante a data. Compare o preço dos produtos e faça uma pesquisa entre lojas e supermercados.

 

FAÇA VOCÊ MESMO

5. Coloque a mão na massa (ou no chocolate) e faça receitas em casa

Se você está com crianças em casa, use a data para envolvê-las no preparo de chocolates ou outras refeições. Este momento pode representar diversão para elas, mas não precisa comprometer o orçamento. Busque livros de receitas da família e relembre pratos que não fazia há algum tempo, ou procure novas opções na internet.

Cozinhar em grupo é um ótimo exercício para estimular o vínculo entre todos e fazer com que as crianças conheçam os alimentos, além de ser uma boa oportunidade para incluir, por meio de chamadas de vídeo, aqueles que não terão a possibilidade de comparecer presencialmente. As receitas podem ser preparadas na noite anterior ao almoço de Páscoa e não precisam ser necessariamente de chocolate. 

6. Se não puder fazer, dê preferência para produtos artesanais e de pequenos produtores 

Procure saber quem está produzindo ovos de Páscoa ou chocolate perto de você. Peça indicação para amigos, vizinhos e familiares, e procure em grupos nas redes sociais. 

Além de valorizar o trabalho e a economia locais, você ajuda quem produz e ainda pode conferir a procedência dos ingredientes utilizados e as condições em que estão sendo produzidos. 

E lembre-se: ovos de Páscoa e chocolates artesanais são produzidos em pequena escala, então as chances de terem aditivos alimentares em sua composição são menores. Dessa maneira, você pode consumir um produto de maior qualidade nutricional, fortalecer a economia local e contribuir com o orçamento do pequeno produtor.

Talvez também te interesse: