Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Home

Home

Já imaginou a existência de um número tão poderoso que, com ele, seria possível prever o futuro? E se esse número fosse feito especialmente pra cada um de nós, monitorando nossos comportamentos passados para, assim, ditar como devemos nos comportar? Por mais incrível que pareça, esse número já existe.

O QUE É O CADASTRO POSITIVO?

O chamado Cadastro “Positivo” é um sistema de pontuação que reúne informações sobre uma pessoa para avaliar o risco de crédito, ou seja, ele mede se você é “confiável” em relação a suas obrigações financeiras, definindo:

#
#
#

COMO SUA NOTA É CALCULADA?

Essa nota é calculada a partir de informações suas coletadas por birôs de crédito: seus dados financeiros, sua renda, se você está em dia com os pagamento de contas de energia, água, telefone, entre outros, além dos dados de seus familiares em primeiro grau.

Quando alguém afirma que “seu score está baixo”, isso quer dizer duas coisas: que suas informações pessoais foram coletadas e estão sendo tratadas por bancos de dados que alimentam esse sistema, e que você está ranqueado com uma pontuação – geralmente de 0 a 1000 – que estima sua probabilidade de inadimplência.

Se você está aqui,
você é MENOS CONFIÁVEL
Se você está aqui,
você é MAIS CONFIÁVEL
#
#
#
0
1000

Desta forma, quanto mais perto de 0, menor serão as chances de uma instituição financeira fornecer crédito e quanto mais próximo de 1000, maior a chance do consumidor ser considerado um “bom pagador”.

O novo Cadastro [im]positivo

O Cadastro Positivo existe desde 2011, mas antes precisava da autorização do consumidor para que suas informações sobre pagamento pudessem ser avaliadas pelos birôs de crédito.

A mudança na lei aprovada pelo Congresso este ano modifica essa regra: agora, a abertura do Cadastro é feita de forma automática, não mais voluntária, abrangendo todos os brasileiros com CPF. Na prática, significa que você vai ter seu nome e informações enviadas para um banco de dados que será disponibilizado para empresas avaliarem o risco da concessão de crédito

Quem faz o Cadastro Positivo?

As responsáveis por coletar as informações e elaborar uma pontuação são as empresas especializadas em análise de crédito como Serasa, Boa Vista, Quod e SPC. Cada uma delas possui sua própria metodologia e um sistema automatizado que atribui um valor diferente para cada consumidor.

Essas empresas podem compartilhar a nota de cada consumidor com lojas, instituições financeiras e bancos, que irão avaliar se concedem crédito e sob quais taxas de juros, de acordo com a capacidade de pagamento que avaliam que os clientes possuem.

 
 

 

VOCÊ PODE COBRAR TRANSPARÊNCIA DAS EMPRESAS

Mesmo com tantos direitos na lei, sabemos como é difícil se comunicar com empresas quando temos um problema de consumo. Pensando nisso, preparamos modelos de cartas para serem enviadas aos birôs de crédito e te ajudarem a exercer o seu direito!

Nos documentos, você encontra cada pedido explicadinho, com as normas e artigos importantes para pressionar a empresa a cumprir a lei, e orientações sobre como encaminhar sua reclamação.

Fundamentados no Código de Defesa do Consumidor, os documentos estão prontos para uso, basta preencher com suas informações e seguir o passo a passo da orientação, sem a necessidade de contratação de intermediários. E se precisar de mais orientações sobre como encaminhar seu do documento ou seu problema, nossos especialistas podem te ajudar, entre em contato em um dos canais exclusivos para associados.

 

TEMOS MODELOS DE CARTAS PARA SOLICITAR:

Cadastro Positivo
 
Cadastro positivo