Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Profissional para apoio às atividades relativas à agenda de Promoção da Alimentação Saudável nas escolas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) está em busca de prestador(a/e)  para apoiar as atividades relativas à agenda de promoção da alimentação saudável nas escolas do Idec.

Sobre o Idec

O Idec é uma associação de consumidores e organização não-governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Há 34 anos nos dedicamos a defender e representar as pessoas como consumidoras de produtos e serviços, e trazemos em nossa trajetória muitas lutas e vitórias na defesa dos direitos do consumidor, sendo inclusive um dos protagonistas da criação do Código de Defesa do Consumidor. 

O Idec é muito conhecido pelas ações judiciais coletivas que move contra grandes empresas defendendo os direitos dos consumidores. Sua atuação perante os tribunais superiores é reconhecida como uma das mais relevantes para a conquista de direitos coletivos no Brasil. É também a organização de consumidores mais presente nas maiores discussões do país sobre projetos de lei ou políticas públicas que afetam seus interesses. 

Realizamos muitas atividades de advocacy e incidência política perante os poderes legislativos federal e locais, e somos o principal representante dos consumidores perante as autoridades públicas, nos processos regulatórios e de participação social em políticas públicas. Para isso, estamos sempre produzindo muitos estudos e conteúdos tanto para usar na defesa e representação das pessoas como também para orientar a população em geral. 

Somos uma organização comprometida com o empoderamento da sociedade de consumidores e mantém um relacionamento próximo com seus milhares de associados, prestando serviços de orientação jurídica, representação para solução de reclamações individuais perante fornecedores, além de encaminhar denúncias para órgãos competentes. 

Todos no Idec acreditam que se as pessoas conhecerem seus direitos serão capazes de se defender contra abusos e ilegalidades, e por isso nos esforçamos muito para nos comunicar, educar e representar todos os consumidores conscientes de seu papel na sociedade. E para interagir e representar toda a sociedade de consumidores, acreditamos que o nosso ambiente de trabalho e nossas equipes devem representar a diversidade do nosso país! Respeitamos e incentivamos a singularidade e o potencial dos indivíduos e desejamos incluir profissionais diversos em todos os níveis de nossa Organização.

Sobre a agenda de Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas

O Idec defende um ambiente escolar que garanta o acesso a alimentos saudáveis e restrinja a oferta de produtos ultraprocessados, além de ações de educação alimentar e nutricional no currículo escolar, com base nas diretrizes oficiais do Guia Alimentar da População Brasileira e do Marco de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas.

Um dos principais pilares de uma política pública de proteção da criança e do adolescente e promoção da saúde é o ambiente escolar. A escola influencia fortemente a formação de hábitos e deve ser um espaço de promoção de uma alimentação adequada e saudável. Nesse sentido, o Idec atua na incidência, produção de conteúdo, monitoramento e pesquisas relacionadas a políticas públicas que oportunizem ambiente escolar mais saudável.

Requisitos

  • Experiência de 5 anos com o tema alimentação saudável nas escolas com gestão de projetos e/ou liderança de equipe
  • Disponibilidade de 20h semanais a partir da data de contratação
  • Disponibilidade para viagens
  • Ótima articulação escrita e oral
  • Perfil flexível e colaborativo frente a responsabilidades variadas e possíveis mudanças
  • Inglês avançado (escrita, leitura e fala)

Características desejáveis

  • Experiência prévia na implementação de programas ou projetos de alimentação saudável em escolas na gestão pública ou privada, seja na educação ou na saúde
  • Experiência prévia em atuação com organizações da sociedade civil
  • Ter desenvolvido alguma publicação nas temáticas de alimentação e saúde

O Idec tem trabalhado para ampliar a diversidade em sua equipe, estimulando e priorizando a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQI+ e/ou com deficiência, que cumpram os requisitos estabelecidos. Se você se enquadra nestes grupos, pedimos que indique em sua proposta.

Principais atribuições

Apoio à implementação da agenda estratégica de alimentação saudável nas escolas, com parte da equipe do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, e também em parceria com outros atores, em especial o UNICEF, que atuam na agenda da alimentação adequada e saudável, coordenando e/ou executando as seguintes atribuições:

  • Articular, organizar, executar e monitorar junto com a equipe do Programa o desenvolvimento das atividades presentes no plano de ação do Projeto Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas, definindo prioridades e construindo cronogramas e fluxos de trabalho necessários para atingir metas e resultados com excelência.
  • Interagir com a equipe do programa de Alimentos atualizando os status das atividades e definindo estratégias conjuntas e coordenadas de atuação.
  • Desenvolver conteúdos sobre o tema para apoiar ações de comunicação relacionadas ao tema.
  • Articular, conectar e envolver os diversos atores e parceiros que possam potencializar a agenda.
  • Identificar novas oportunidades e articulação com organizações que ainda não fazem parte das redes de contato do Idec.
  • Realizar a interface e gestão de todos os produtos relacionados ao projeto de alimentação saudável nas escolas. 
  • Realizar a interface com o financiador do projeto, desde que respaldado pela equipe do Idec.

Cronograma

  • Prazo para submissão de propostas: 17/05/2022 a 07/06/2022
  • Contratação: 10/06/2022
  • Início do trabalho: 13/06/2022
  • Finalização do trabalho: 28/02/2023

Forma de contratação

Modelo PJ, prazo determinado.

Processo seletivo

Os interessados deverão encaminhar uma proposta comercial com:

  • Proposta financeira para toda a atividade;
  • Carta de interesse contendo uma breve descrição sobre você/sua empresa e o porquê seria o parceiro ideal para trabalhar neste projeto;
  • Portfólio contendo trabalhos relacionados (ao menos três de referências) que você/sua empresa considere relevantes;
  • Currículo do principal profissional a ser envolvido no projeto.

A análise das propostas será realizada pelo time do Idec e considerará a qualidade dos trabalhos anteriores, experiências em trabalhos similares e valor da proposta.

Mande sua candidatura para projetos@idec.org.br até 07/06/2022 com o assunto “Apoio a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas”.

Em caso de dúvidas em relação ao projeto, envie um e-mail para projetos@idec.org.br.