Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

O Projeto

Quando o cidadão entende o que está em discussão e quais são os seus direitos, ele se sente motivado e capaz de participar e pressionar o poder público. 
O Idec acompanha licitações no transporte público desde 2015, e sabe o quanto o tema é complicado e técnico. Foi com a ideia de te ajudar a entender e acompanhar esses processos nas capitais brasileiras que o Instituto criou, em 2018, o projeto Ônibus na Linha.

São Paulo foi o ponto de partida, devido à complexidade e tamanho da sua rede de ônibus. Essa experiência provocou a busca por boas práticas que pudessem ser incorporadas ao edital e contribuir com um transporte melhor, agora sistematizadas no Guia Boas Práticas de Gestão dos Ônibus na Visão do Usuário.

É na licitação que se definem todas as regras de funcionamento dos sistemas municipais de ônibus. Isso determina desde a qualidade dos veículos e do serviço até o valor da tarifa.

Não deixe que um pequeno grupo decida como será o seu dia-a-dia no transporte público. É seu direito entender, acompanhar e participar desse processo. 

O sistema de transportes da sua cidade pode ser aquele com o qual você sonha.