Dia das Crianças: Idec alerta para cuidados com brinquedos

03/10/2016
Com a aproximação da data, Instituto orienta sobre a compra dos presentes. Consumidor deve ter atenção à faixa etária e segurança dos itens

No próximo dia 12, é comemorado o Dia das Crianças. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta sobre os cuidados na escolha de produtos e brinquedos. Verificar a segurança de cada item e a faixa etária indicada, por exemplo, podem evitar acidentes com materiais tóxicos ou perigosos.

Para isso, no momento da compra, os consumidores devem observar o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A certificação é obrigatória em qualquer brinquedo comercializado no Brasil. Conforme explica o gerente técnico do Instituto, Carlos Thadeu de Oliveira, ainda assim, é recomendável que os pais estejam atentos no momento da utilização do produto.

“O mau uso também pode ocasionar acidentes. Por isso, o consumidor deve evitar a compra de itens que possuem peças pequenas, pontiagudas e cortantes”, explica Oliveira. Os mesmos cuidados devem ser observados nas embalagens. De preferência, o Idec recomenda que o adulto abra o presente junto com as crianças, pois plásticos rígidos, grampos e arames nas embalagens podem machucá-las.

Outra recomendação é sobre a compra de produtos no comércio informal. Embora sejam geralmente mais baratos, eles são quase sempre irregulares e podem conter substâncias tóxicas na sua composição. “Em caso de acidentes, é importante notificar o Inmetro e os órgãos de defesa do consumidor, para que esses registros possam auxiliar no aprimoramento da regulamentação dos produtos”, reforça o gerente do Instituto.

Além disso, o Idec orienta que os adultos levem em consideração o estímulo educativo dos presentes. Pais e familiares devem sempre refletir sobre aquilo que compram e não ceder exclusivamente a pressões dos filhos ou aos apelos publicitários. Promover bazares de trocas também são bons exercícios de reaproveitamento e reutilização dos brinquedos.