Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Organizações se reúnem em Gana para debater alimentação sustentável

Consumers International convida entidades de 12 países para debater o tema; Idec esteve entre os participantes

Compartilhar

separador

Atualizado: 

11/07/2018

No início de junho, a Consumers International convidou organizações de consumidores da América Latina, África, Oriente Médio, Europa e Ásia para irem a Accra, capital de Gana, a fim de discutir como as entidades podem tornar os sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

O Idec foi um dos convidados para o evento que ocorreu em 4 e 5 de junho. Durante a conferência internacional, apresentou o trabalho que tem feito para modificar a rotulagem nutricional no Brasil e para promover a alimentação orgânica e a agroecologia. 

Além disso, o Instituto aproveitou a oportunidade para divulgar o trabalho da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável - coalizão de organizações da sociedade civil da qual o Idec é membro.

Para Rafael Arantes, nutricionista que representou o Instituto no evento, a conferência foi importante para conhecer a perspectiva de outros países sobre sistema alimentares mais sustentáveis e debater como as organizações podem influenciar nesse processo.

“Foi interessante perceber que é unânime a compreensão de que mudanças estruturais são necessárias para enfrentar a concentração do sistema alimentar nas mãos de poucas corporações que possuem grande interesse econômico”, afirma Arantes.

Além do Idec, também foram convidadas organizações de defesa do consumidor do México, Bangladesh, Filipinas, Índia, Iêmen, Líbano, Gana, Ruanda, Senegal, Zimbábue, Reino Unido e Holanda.

Durante o evento, a Consumers International afirmou que irá enviar o relatório final do evento como recomendações à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). O parecer faz parte dos esforços da FAO de compreender iniciativas que já vêm sendo conduzidas para tornar sistemas alimentares mais sustentável. Além disso, servirá como forma de registrar as discussões que aconteceram durante a conferência.


Participantes do evento da Consumers International

Participantes do evento da Consumers International

    

Também em Gana

A Swedish Society for Nature Conservation, organização parceira do Idec, também realizou um encontro internacional com parceiros em Gana entre 6 e 8 de junho.

O evento, que teve a presença de representantes de organizações de 6 países, teve como tema Culturas Globais de Consumo Sustentável. 

“Um dos pontos mais interessantes da discussão girou em torno da construção do entendimento que consumo sustentável deve estar inserido na perspectiva dos direitos universais coletivos e na soberania popular”, comenta Arantes.

LEIA TAMBÉM

Crianças e adultos testam modelo de rotulagem proposto pelo Idec

Idec lança livro sobre alimentação saudável nas escolas

Talvez também te interesse: