Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa do Conbran, o Congresso Brasileiro de Nutrição

Maior evento de nutrição do País contou com palestras, rodas de conversa e cursos sobre a proposta de rotulagem nutricional apresentada pelo Instituto

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/05/2018
Participantes do Conbran apoiando a rotulagem de nutricional adequada. Foto Idec
Participantes do Conbran apoiando a rotulagem de nutricional adequada. Foto Idec

Entre os dias 18 e 21 de abril aconteceu em Brasília o 25º Conbran (Congresso Brasileiro de Nutrição). Na ocasião, representantes do Idec participaram de palestras, minicurso e de diversas atividades no estande da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, coalizão da qual o Instituto faz parte. 

Entre as atividades realizadas no evento, as nutricionistas do Idec Ana Paula Bortoletto e Laís Amaral apresentaram a palestra Rotulagem nutricional frontal: avanços pelo direito à informação no Brasil que teve como objetivo discutir a proposta de rotulagem frontal desenvolvida pelo Instituto em parceria com pesquisadores em design da informação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

O Idec também esteve presente na roda de conversa Diálogos da sociedade civil com as políticas públicas de alimentação e nutrição: agenda de mobilização social para incidência nas políticas públicas de alimentação e nutrição e também na realização do minicurso sobre monitoramento de ambientes alimentares

“Essas atividades são fundamentais para que seja realizado o diálogo com os profissionais de nutrição, aproximando mais as pessoas da área e apresentando a importância de pesquisas e de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável”, afirma Bortoletto.

Aliança no Conbran 

O Idec, como membro da Aliança, participou ativamente do estande da coalizão, que contou com uma programação intensa:  talk shows, tenda da rotulagem com demonstração da proposta, quizzes sobre publicidade infantil, tributação de alimentos não saudáveis, além de  outros temas.

Fora do estande, na sexta-feira, cerca de 35 pessoas foram à Anvisa com faixas e cartazes pedindo urgência na abertura da consulta pública sobre o aprimoramento da rotulagem nutricional, que é quando a população pode dar a sua opinião a respeito dessas mudanças. O grupo conversou com funcionários da agência e frisou a importância da proposta.  

De volta à programação oficial do evento, a Aliança também fez uma homenagem à Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) que é quem organiza o Conbran, pelos avanços em sua política de financiamento para a realização do evento. 

A associação se colocou como organização pioneira ao adotar  pela segunda vez consecutiva, desde o último Conbran, novas práticas para prevenir conflitos de interesses com a promoção da alimentação adequada e saudável, sem interferência de interesses mercadológicos em seu programa científico.

“O Conbran é o principal congresso de nutrição do país e um dos primeiros eventos a estabelecer políticas de conflitos de interesses sobre quem pode oferecer patrocínio. Para nós do Idec e da Aliança é fundamental que esse tipo de iniciativa se consolide e se expanda para outros eventos da área”, encerra Bortoletto.

LEIA TAMBÉM

Idec promove curso sobre monitoramento de ambientes alimentares no Conbran 2018

Talvez também te interesse: