Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nossa Luta Contra os Abusos

Nossa Luta

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o apoio da Oxfam Novib e parte da Fair Finance Guide International, uma rede internacional de organizações da sociedade civil que desde 2011 busca o fortalecimento do compromisso dos bancos e outras instituições financeiras com normas sociais, ambientais e de direitos humanos.

Como parte de suas ações com o guia, o Instituto lançou em 2018 o documentário “No caminho do Superendividamento”, que expõe o cenário problemático de crédito no país e mostra como os bancos colaboram para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros. Assista ao trailer aqui.

O Idec também atua ativamente no combate às ofertas abusivas de crédito consignado. Confira outras ações realizadas recentemente pelo Instituto:

Pedido de criação de canal do INSS para denunciar práticas abusivas na oferta de consignados

O Idec notificou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com questionamentos e cobrando soluções contra práticas abusivas na oferta de empréstimos consignados a novos aposentados. Na cara, o Instituto alertava para a falta de segurança dos dados dos consumidores, que têm suas informações compartilhadas sem consentimento prévio e, assim, se tornam vulneráveis a fraudes, além de apontar a agressividade na oferta de crédito, que colabora para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros. Em resposta, o INSS alegou que é apenas o operador da Lei 10820/2003 e que está aberto para receber sugestões.  


Aviso sobre vazamento de dados à Procuradoria Geral da República

O Idec encaminhou carta dirigida à Raquel Dodge, Procuradora-Geral da República, alertando sobre o vazamento de dados e práticas abusivas relacionadas ao empréstimo consignado, na qual aponta a falta de eficácia da Administração Pública no combate às práticas ilegais de compartilhamento não autorizado de dados ou vazamentos dentro de seus quadros. Após o encaminhamento, foi realizada a audiência entre o Idec e a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Ordem Econômica e Consumidor), em 11 de abril de 2019.


Comunicado ao Ministério da Economia e Banco Central sobre superendividamento de consumidores com empréstimo consignado

O Idec encaminhou carta ao Ministro da Economia, Paulo Guedes e ao Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Roberto Campos Neto, solicitando revisão da política econômica que permite crédito às pessoas físicas e das normas que permitem o pagamento pelo consumidor da comissão aos correspondentes bancários, além de maior fiscalização no assédio das instituições financeiras na oferta de crédito consignado. 

Não houve resposta de nenhum dos órgãos ao Idec. Entretanto, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez um pedido de informação ao Ministro, que a respondeu dizendo que a edição da Instrução Normativa Nº 100/PRES/INSS serviu para resolver boa parte dos problemas de práticas abusivas na oferta e concessão do crédito consignado. Também ressaltou que o INSS reconhece o "assédio efetuado por instituições financeiras antes mesmo do segurado ter conhecimento da concessão do benefício previdenciário".
 
A carta também informou que em 2018 houve 1.538 registros "versando suposto vazamento de informações para fins de concessão de empréstimo consignado" na Ouvidoria Geral do Ministério da Economia e que de janeiro a março de 2019 as denúncias já somam 733. Por fim, informa que o INSS constituiu, por meio da Portaria nº 844/PRES/INSS um Grupo de Trabalho visando apurar as causas do vazamento de dados dos beneficiários do INSS.

Cobrança do Ministério da Justiça e da Senacon na solução do vazamento criminoso de dados e assédio aos idosos

O Idec encaminhou carta ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, cobrando solução da questão do vazamento criminoso de dados da Administração Pública, e também com relação ao assédio aos idosos. Foi encaminhado ofício aos Procons, requerendo mais informações sobre a denúncia. O Idec deve requisitar audiência com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).


Alerta à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Em março de 2019, o Idec contatou a Deputada Federal Lídice da Mata, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), da Câmara dos Deputados, manifestando grande preocupação com os aspectos regulatórios que favorecem a abordagem abusiva dos consumidores e com o vazamento criminoso de dados dos beneficiários do INSS, em que requisitava a tomada de medidas pela Comissão. Em abril, a deputada presidente da Comissão encaminhou dois requerimentos:

  • Requerimento 17/2019 solitica informações no sentido de esclarecer a Comissão quanto às denúncias sobre os abusos na oferta e concessão de empréstimos consignados, principalmente para aposentados e demais beneficiários do INSS;
  • Requerimento 18/2019 requer a realização de Audiência Pública, em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor, com a finalidade de debater os abusos na oferta e concessão de empréstimos consignados, principalmente para aposentados e demais beneficiários do INSS.
Os deputados Vinicius Farah, Rosana Valle e Felício Laterça  também encaminharam o requerimento 22/2019. A ementa requer a realização de audiência pública para discutir o assédio de bancos e financeiras contra idosos para a contratação de empréstimos. 

Pedido de Audiência Pública à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e à Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados 

Em março de 2019, o Idec solicitou à CTFC do Senado e à CDC da Câmara dos Deputados que seja convocada audiência pública sobre o tema do vazamento de dados do INSS e práticas abusivas das instituições financeiras e indagações dirigidas ao INSS, instituições financeiras, Procons e demais associações de Defesa do Consumidor. 

Em abril, o deputado Felício Laterça apresentou, junto à CDC da Câmara dos Deputados, o Requerimento 27/2019 para que seja realizada audiência pública em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com a finalidade de debater o assédio comercial para a contratação de empréstimo consignado, principalmente aos aposentados e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. 

O senador Rodrigo Cunha apresentou, junto à CTFC do Senado Federal, o Requerimento 25/2019, que requer realização de audiência pública com o objetivo de discutir a situação de vazamento de dados do INSS e as práticas abusivas de instituições financeiras na oferta de empréstimos consignados a aposentados e beneficiários do INSS.


Requisição à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) de parâmetros que coíbam o marketing agressivo e abusivo do crédito consignado.

O Idec encaminhou uma carta ao Presidente da Febraban, Sr. Murilo Portugal Filho, solicitando a instituição de normativos estabelecendo parâmetros éticos mínimos na oferta de crédito consignado, proibindo o marketing agressivo e abusivo e que estabeleçam atenção especial ao idoso e sua condição de hipossuficiência e vulnerabilidade. Aguardando resposta.


Pedido à Casa Civil para que tome medidas em relação ao vazamento de dados do INSS.

O Idec enviou carta direcionada ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Sr. Onyx Lorenzoni, para que sejam tomadas medidas articuladas com os demais Ministérios e Poderes da República, sobre tema do vazamento de dados do INSS e práticas abusivas das instituições financeiras de assédio aos aposentados e beneficiários do INSS. Aguardando resposta.