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Passagens aéreas promocionais exigem atenção redobrada dos consumidores

<i>Pesquisar as reais condi&ccedil;&otilde;es das vendas das passagens vendidas em quiosques ou lojas f&iacute;sicas &eacute; necess&aacute;rio para evitar transtornos aos passageiros de primeira viagem</i>

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Atualizado: 

15/08/2011

Com o objetivo de atrair novos consumidores, algumas companhias aéreas estão investindo em novas táticas de venda, aproximando-se cada vez mais de um público potencial de passageiros. Recentemente, a Gol Linhas Aéreas abriu quiosques promocionais em três estações do metrô de São Paulo, oferecendo passagens com tarifas promocionais.

A Azul também é um exemplo, ao inaugurar em fevereiro deste ano sua quarta loja física fora de aeroportos. Três delas dentro de shoppings centers, incluindo um em uma região de comércio popular do bairro paulistano de Santo Amaro.

As promoções e descontos oferecidos pelas companhias para atingir um novo público que não costumava viajar de avião podem ser tentadores, mas devem ser observado com cautela pelo consumidor, que precisa conhecer todas as informações referentes à oferta.

Mesmo na venda promocional, é recomendado pesquisar preços e condições de pagamento, pois uma compra por impulso e sem observar as reais condições pode trazer surpresas. Nesses quiosques, é possível efetuar compra de bilhetes, fazer alterações e cancelamentos de reservas. Contudo, é necessário observar que tarifas promocionais, muitas vezes, possuem diferenças das convencionais, como por exemplo, a existência de um prazo mínimo e máximo de estadia e a necessidade de um pagamento de taxa extra para marcar ou cancelar o voo. Existem também diferenças entre cada companhia, por isso, é preciso que o consumidor leia atentamente as condições estipuladas.

É importante observar que todas as principais informações sobre a viagem devem estar escritas no bilhete. Observe se, na passagem promocional, é possível mudar a data e o destino da viagem, e quais as condições para cancelamento e reembolso dos valores pagos e se há permanência mínima no destino. "O consumidor deve ser informado de forma clara pela companhia no momento da compra, para evitar mal entendidos sobre as reais condições da oferta", afirma do advogado do Idec, Lucas Cabette.

Outras dicas

  • Para os passageiros de primeira viagem, é recomendável que, ao retirar o bilhete, observar se a data, a hora e o local de embarque estão corretos;
  • Confirme também com a empresa os horários de apresentação para o check-in, para evitar atrasos;
  • Saiba que, mesmo na compra de passagens promocionais, o consumidor tem os mesmos direitos em casos de atrasos e cancelamentos. Todo passageiro que tem seu voo atrasado tem prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino, ou ser direcionado para outra companhia, sem custo.

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