Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Vai começar uma faxina? Veja dicas para uma limpeza sustentável

Produtos de limpeza convencionais contêm substâncias tóxicas; saiba como preparar soluções caseiras para higienizar sala, cozinha, quarto, banheiro e área de serviço e deixar a limpeza sustentável.

separador

Atualizado: 

23/08/2022
É muito bom chegar em casa e sentir um “cheirinho de limpeza”. Contudo, essa sensação agradável pode esconder substâncias químicas frequentemente utilizadas em produtos convencionais que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Por isso, aqui você vai aprender como fazer uma boa limpeza sustentável!
 
O fosfato e o cloro, por exemplo, podem intoxicar animais e pessoas, destruir diversas formas de vida marinha e estimular a proliferação de algas. A primeira substância é proibida em diversos países, mas no Brasil está presente em em detergentes sintéticos e produtos corporais. 
 
Para os seres humanos, alguns elementos químicos de produtos de limpeza podem provocar alergia e contribuir para o desenvolvimento de câncer e de disfunções reprodutivas. Além disso, possuem preços altos, principalmente devido ao custo de fabricação de suas embalagens, que também aumentam a quantidade de lixo.
 
Para ajudar o consumidor, o Idec selecionou cinco dicas infalíveis para deixar a casa cheirosa. As orientações são do livro A casa limpa da faxineira ecológica, do canadense Denis Beauchamp. Confira.

1. Sala brilhando na limpeza sustentável

Manchas em móveis são super desagradáveis, mas para retirar basta esfregar uma noz pecã sem casca. 
 
Já para retirar pó do piso sem produtos de limpeza é super prático. Além de passar uma vassoura de cerdas macias, umedeça um pano com algumas gotas de óleo vegetal e duas colheres de sopa de suco de limão. A solução deixa um cheiro agradável e dá brilho, especialmente na madeira, que não deve ser encerada.

2. Cozinha perfeita

Para a solução ecológica de detergente, ferva, em fogo baixo, duas xícaras de chá de água e uma xícara de sabão de coco ralado. Mexa até a total dissolução. Tire do fogo, acrescente mais seis xícaras de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, suco de dois limões, misture bem, e seu produto está pronto para ser usado.
 
Também é possível desengordurar azulejos de forma ecológica. Adicione duas colheres de vinagre a um recipiente com oito xícaras de chá de água morna. Molhe um pano na solução e esfregue.

3. Quarto agradável

Existem aqueles produtos mil e uma utilidades, e para a solução caseira não poderia faltar essa dica. Para produzir um limpador multiuso, misture seis colheres de sopa de vinagre, seis colheres de detergente caseiro e 10 gotas de óleo essencial em ¾ de xícara de chá de água. Para a melhor utilização, coloque em uma garrafa plástica com vaporizador.
 
Já para dormir bem, além de ter um bom colchão, é preciso que ele seja cheiroso. Para amenizar o odor, ou tirar o cheiro de urina de criança e animais de estimação, polvilhe a superfície do colchão com ¼ de xícara de chá de bicarbonato de sódio ao qual foram misturadas 10 gotas de óleo essencial. Deixe agir durante três horas e passe o aspirador.

4. Limpeza sustentável tem que ter banheiro cheiroso

Nada mais desagradável que um banheiro mal cheiroso. Para aromatizar o ambiente, adicione uma colher de sopa bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial com o seu aroma preferido  em 1 ½ xícara de chá de água quente. Depois, é só colocar dentro de um vaporizador.
 
Para desinfetar o vaso sanitário, junte ½ xícara de bicarbonato de sódio a ¼ de xícara de bórax, uma xícara de detergente caseiro e 10 gotas de óleo essencial. Misture até formar uma pasta cremosa e homogênea (se necessário, acrescente mais detergente). Limpe o vaso com uma esponja ou escova.

5. Área de serviço sustentável

Para fazer um amaciante caseiro, misture um sabonete de glicerina ralado com duas xícaras de chá de água e deixe ferver até dissolver. Acrescente mais 6 xícaras de água, duas colheres de sopa de glicerina líquida e 1 colher de leite de rosas. Misture bem e engarrafe. Use aos pouquinhos em suas roupas.
 

Talvez também te interesse: