Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba como escolher o melhor tipo de aquecedor elétrico para sua casa

Aquecedores são grandes amigos em dias frios, contudo o seu uso pode fazer com que a conta de luz fique mais cara

separador

Atualizado: 

22/06/2023
Tipos de aquecedor elétrico - Foto: Istock
Tipos de aquecedor elétrico - Foto: Istock

Com as temperaturas mais frias, cresce a procura por aquecedores elétricos. No entanto, antes de correr para comprar o seu, vale a pena analisar algumas características como o modelo, o tamanho do ambiente a ser aquecido, além do impacto na conta de luz. Por isso, confira algumas dicas.

Impacto no bolso

Na hora de escolher o equipamento é importante considerar que, quanto mais elevada a potência, maior sua capacidade de aquecer o ambiente. Porém, nesse caso, geralmente também será maior o gasto de energia para o funcionamento do aparelho. Logo, escolha um aquecedor que tenha termostato, pois esse dispositivo desliga o equipamento quando ele atinge a temperatura escolhida.

Capacidade de aquecimento

Antes de comprar o aquecedor elétrico, saiba qual o tamanho do cômodo que requer aquecimento. Depois, na hora da compra, pergunte ao vendedor ou pesquise as especificações técnicas do modelos para verificar qual área o equipamento é capaz de aquecer. Via de regra, modelos com potência mais elevada conseguem aquecer espaços maiores.

Tipos de aquecedor elétrico 

Existem três tipos mais comuns de aquecedores. Veja as vantagens e desvantagens de cada um.


Onda de frio aumenta procura por aquecedores elétricos

Frio aumenta procura por aquecedores elétricos. 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aquecedor de resistência incandescente

  • Halógeno

Esse aquecedor funciona por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. Tem como vantagens o preço baixo e a capacidade de aquecer rapidamente o ambiente. Por outro lado, o calor não é uniformemente dissipado no cômodo, permanecendo concentrado próximo à resistência. Além disso, esse tipo de aquecedor não é recomendado para quem tem crianças e animais de estimação em casa — podendo causar queimaduras —, e emite luminosidade, o que pode causar incômodo visual.

  • Termoventilador

Esse aquecedor funciona de forma parecida com o incandescente, contudo a diferença é que esse modelo espalha o calor pelo ambiente por meio de um ventilador. Suas vantagens são a facilidade de transporte, a rapidez no aquecimento do ambiente e o baixo preço.  A principal desvantagem desse modelo é o ruído emitido pelo equipamento durante seu funcionamento.

Aquecedor cerâmico

Esse modelo também conta com uma resistência para aquecimento. A diferença é que sua resistência é protegida por uma cerâmica, que retém o calor e depois o dissipa de forma mais uniforme através de uma ventoinha. Por causa dessa proteção de cerâmica, continua emanando calor por um período após ser desligado. Em questão de barulho, o aquecedor cerâmico é equivalente ao termoventilador, mas existem variações a depender da marca. O aparelho aquece rapidamente e tem preço intermediário em relação aos outros tipos de aquecedor elétrico. 

Aquecedor a óleo

Apesar do nome, este aquecedor também é elétrico. Por meio de resistências, o óleo dentro do radiador é aquecido. Em vista disso, o aquecimento é mais lento, mas, por outro lado, seu resfriamento também é mais lento, e o aparelho também continua emanando calor por um período mesmo após desligado. Como o ar não entra em contato com a resistência, o ambiente não fica ressecado. A principal desvantagem desse modelo é o preço — geralmente mais caro que os outros modelos. Além disso, é maior do que os tipos de aquecedor elétrico anteriores em relação ao tamanho do aparelho, reduzindo a facilidade de movimentá-lo.

Outras opções

Climatizador de ar quente e frio

O climatizador de ar tem a função de manter o conforto térmico no ambiente. É recomendado para locais com grandes variações de temperatura, pois ele ameniza o frio ou o calor. Apesar do modelo custar mais do que os aquecedores elétricos dos tipos halógeno, termoventilador e cerâmico, tem desempenho inferior no aquecimento do cômodo em relação a esses equipamentos.

Ar-condicionado split quente e frio

Bem mais potentes, o ar-condicionado split quente e frio pode ser uma ótima opção para quem deseja um aquecimento mais rápido, além de um aparelho que atende às suas necessidades tanto no verão quanto no inverno. O aparelho é silencioso e tem bom rendimento, especialmente se o equipamento for do tipo inverter e tiver a classificação “A” na etiqueta de eficiência energética. A desvantagem do modelo é o preço mais elevado do produto e a necessidade de instalação por um profissional, aumentando os custos por causa da mão de obra.

Se você não dispensa o aquecedor, saiba que alguns hábitos podem ajudar a diminuir seu impacto na conta de luz. Siga esses passos:  

  1. Tirar o aparelho da tomada durante o período em que ele não está sendo usado; 
  2. Prestar atenção se portas e janelas no ambiente estão fechadas; 
  3. Usá-lo somente quando tiverem pessoas no local.

Gostou deste conteúdo sobre aquecedores domésticos? Compartilhe com seus amigos e familiares que precisam saber dessas informações.

Talvez também te interesse: