Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entenda a cobrança de preço diferenciado em pagamentos no cartão

O projeto de lei que prevê uma diferenciação de preço no pagamento à vista em dinheiro ou no cartão para um mesmo produto ou serviço traz à tona uma polêmica sobre o ocultamento de taxas ao consumidor e desrespeita o CDC (Código de Defesa do Consumidor)

separador

Atualizado: 

25/07/2011

O projeto de lei que prevê uma diferenciação de preço no pagamento à vista em dinheiro ou no cartão para um mesmo produto ou serviço traz à tona uma polêmica sobre o ocultamento de taxas ao consumidor e desrespeita o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O Código não proíbe o fornecedor de dar desconto ao consumidor que comprar à vista, em dinheiro. E em relação aos custos assumidos pelos comerciantes nas compras pagas com cartão - relativos ao aluguel das máquinas de cartão e às taxas de administração - o Idec é sensível à questão e defende a revisão desses valores. Porém, avalia que o problema aponta para a necessidade de regulamentação do setor de administradoras de cartão para torná-las mais competitivas.

O repasse dos custos ao consumidor está vinculado ao uso e manutenção de terminais e ao prazo que a administradora impõe para repassar o valor da venda ao estabelecimento comercial, prazo que atualmente gira em torno de 30 dias.

É importante ressaltar, no entanto, que as despesas administrativas do lojista já foram repassado ao consumidor no momento da formação do preço de venda do produto ou serviço.

Talvez também te interesse: